Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
” Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade.
2 Timóteo 2:15
“Cada um exerça o dom que recebeu para servir aos outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas”.
1 Pedro 4.10
Algumas pessoas já nascem com dons e habilidades para liderarem. Outras, entretanto, precisam ser treinadas, necessitando de pessoas que reconheçam seu potencial e as ajudem a se desenvolverem. Qualquer um pode se tornar um grande líder, desde que dedique tempo, supere o medo, aceite seu chamado e comece a desenvolver seu potencial.
Todos temos um potencial a ser desenvolvido por Deus. Quando crermos que esse potencial poderá ser desenvolvido se Deus estiver ao nosso lado, veremos se manifestar tudo o que Ele afirmou em sua palavra a nosso respeito.
Conforme está em 1 Pe 4.10 temos que colocar os nossos dons a serviço dos outros, trabalhando-os, aperfeiçoando-os e os transformando em realidade. Dedique tempo, seja determinado, disposto a trabalhar, aprender e a andar com Deus. Todo aquele que deseja ser líder precisa começar a colocar seu potencial em prática, iniciando pelas atividades que já gosta de fazer e depois aprender as competências necessárias para o desempenho da liderança.
Competência, por sua vez, é o conjunto de conhecimentos (saber o que fazer), de habilidades (saber como fazer) e de atitudes (querer fazer) necessários ao desempenho das funções que as pessoas exercem, visando o alcance dos objetivos da organização. As competências são observadas pelo nosso comportamento.
Líderes liderados pelo Espírito Santo são competentes, pois tiveram seus comportamentos transformados, lideram com autoridade e não poder, sente-se seguros de sua identidade, servem com amor, identificam e atendem as necessidades de seus liderados, conquistam confiança e diminuem o controle sobre as pessoas.
Deus governa o universo e dele emana todo poder e autoridade, tendo delegado e confiado ao ser humano a capacidade de governa a si mesmo, sua casa, sua família, seus negócios. A Bíblia nos ensina que precisamos saber administrar bem as coisas que Deus nos confiou. A parábola dos talentos, em Mt 25.14-30, mostra que será acrescentado ainda mais talentos àquele que souber administrar o que recebeu. Independente de sermos líderes, precisamos aprender a administrar o que temos. Administrar exige clareza de onde se quer chegar, de seus objetivos e propósitos. Além disso, requer seriedade, fidelidade, compromisso.
Administrar é um dom. E como dom, devemos almejá-lo junto ao Espírito Santo. Dom é uma dádiva, um presente, refere-se uma habilidade, capacidade de fazer algo. O dom de governo, portanto, representa uma autoridade concedida por Deus para ordenar, atuar, decidir, se fazer obedecer, agindo com naturalidade, graça e destreza em benefício daqueles a quem está a serviço.
José do Egito foi um dos grandes exemplos de administradores na Bíblia que possuía o dom de governar. Na sua história observamos que havia temor a Deus, tudo o que ele cuidava prosperava, era uma pessoa confiável, foi recompensado por sua fidelidade, tinha sonhos de futuro, solucionava os problemas, executava planos.
Portanto, bons administradores cuidam bem do que tem, possuem objetivos claros e mensuráveis, conhecem seu público-alvo, possuem os recursos e as competências necessárias à liderança, entregam resultados positivos, promovem o bem-estar das pessoas, servem ao próximo e obedecem ao Espírito Santo.