Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Fale conosco via Whatsapp: +55 67 32472907

Liderança – Planejamento e Gestão de Tempo

Planejamento

“Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la? Pois, se lançar o alicerce e não for capaz de terminá-la, todos os que a virem rirão dele, dizendo: ‘Este homem começou a construir e não foi capaz de terminar’. “Ou, qual é o rei que, pretendendo sair à guerra contra outro rei, primeiro não se assenta e pensa se com dez mil homens é capaz de enfrentar aquele que vem contra ele com vinte mil?”

Lucas 14.28-31

Deus governa o universo e dele emana todo poder e autoridade, tendo delegado e confiado ao ser humano a capacidade de governa a si mesmo, sua casa, sua família, seus negócios, por isso precisamos aprender a administrar bem as coisas que Deus nos confiou.

A parábola dos talentos em Mateus 25.14-30 mostra que será acrescentado ainda mais talentos àquele que souber administrar o que recebeu. Independente de sermos líderes, precisamos aprender a administrar o que temos.

O planejamento é bíblico, nos permitindo ter uma vida estruturada, em todas as áreas.

As pessoas ao seu redor não estão olhando apenas para aquilo que você faz, mas para aquilo que você reflete.

Planeje o que vai fazer, administre seu tempo e lidere com amor.

Planejamento é uma competência exigida na liderança. Nenhuma organização funciona bem sem planejamento.

Planejar faz parte das atribuições do líder, pois ele deverá conduzir os liderados aos objetivos finais.

Planejar é também uma forma de decidir por antecipação, uma vez que visa enfrentar fatos previsíveis, criar um futuro desejado e coordenar os fatos entre si. Para planejar parte-se de uma necessidade, investiga-se o problema, avalia-se a situação encontrada, mensuram-se os desafios e as oportunidades.

O planejamento permite o levantamento antecipado dos recursos que serão despendidos. Feito isso, elabora-se um plano de trabalho, a fim de executar o planejamento e verificar a sua eficácia.

O planejamento gera engajamento da equipe e coloca todos na mesma visão, além de definir o papel de atuação de cada um. Através do planejamento estabelecemos e mensuramos as metas a serem alcançadas.

Ao fazer um planejamento é preciso ter em mente a função orgânica do local onde estamos inseridos, caso contrário, corremos o risco de estruturarmos a organização e sufocarmos as pessoas. Todo o planejamento deve estar voltado para a atividade fim, orgânica, da organização, seja ela a igreja, empresa ou família.

Planejamento permite clareza do que, como, onde e quando fazer. Necessita de objetivos e metas específicas, alcançáveis e mensuráveis.

Administração de tempo

 

Todas as pessoas têm a mesma quantidade de horas em um dia, mas algumas conseguem ser altamente produtivas, enquanto outras parecem lhe faltar tempo.

Eclesiastes 3 nos ensina que há um tempo reservado para cada coisa, que para tudo há uma ocasião certa, por isso necessitamos identificar as ações necessárias para a realização de nossos objetivos, avaliando as nossas atividades diárias e classificando-as de acordo com o grau de importância em sua concretização, já que nem tudo o que queremos fazer é importante, necessário ou útil.

As pessoas tendem a procrastinar e não viverem seu potencial por fazerem mais coisas que lhe dão prazer, mas não possuem grande importância, do que coisas de grande importância, que, na maioria das vezes, são mais difíceis e exigem mais esforços.

Outras desperdiçam o tempo por falta de um plano por escrito, onde contenha seus valores pessoais e profissionais e que reconheça as prioridades do que fazer.

Algumas pessoas têm dificuldade em delegar, pois não conseguem separar as tarefas que exigem tempo e atenção daquelas que os outros são capazes de realizar. Umas hesitam, pois têm dificuldades em tomar decisões. Outras, ainda, aprenderam a apagar muitos incêndios, deixando de lado as tarefas prioritárias para responderem a perguntas, oferecer soluções, delegar ou resolver problemas de menor importância.

Devemos aproveitar o nosso tempo de forma adequada, racional e intencional.

O apóstolo Paulo exorta-nos ao uso inteligente do tempo (Ef 5.16) e entende que não há tempo a perder (Rm 13.12). Moisés orou a Deus sobre seus dias: “Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio” (Sl 90.12).

Para administrar bem o nosso tempo necessitamos da presença do Espírito Santo nos direcionando para os propósitos de Deus na nossa vida, precisamos compreender que não temos o controle sobre todas as coisas, pois ele pertence somente à Deus e devemos priorizar o que nos compete fazer, respeitando o chamado e espaço do outro.

Deixe seu comentário:

Menu

Peça sua música

Pedido de Música

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Clique aqui e faça o seu Pedido de Música

Mural de Recados

Gabriel
terça-feira, jun 4. 2024 2:51 PM
Bala demais
Boner
sábado, jul 27. 2024 11:55 PM
Viva a vida
Adalberto
sábado, set 7. 2024 7:25 PM
Fala meu amigo e irmão. A distância e muita, mas nunca separa os amigos especiais. Abraço toca aquela que você gostava de arranhar um violão da Tracy Chapman.kkkk

1 · 2 · 3 · 4 · 5 · »
Deixe seu recado

Para deixar seu recado preencha os campos abaixo:

Para:  
E-mail não será publicado
(mas é usado para o avatar)

Curta no social