Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Fale conosco via Whatsapp: +55 67 32472907

Way-306 – Concessionária da Rodovia MS 306 divulga Nota de Esclarecimento

NOTA DE ESCLARECIMENTO

               A Way-306 – Concessionária da Rodovia MS 306 S.A. esclarece que tem sua atuação pautada pelas disposições do Contrato de Concessão nº 002/2020 firmado com o Estado de Mato Grosso do Sul. O Anexo 2 – Programa de Exploração da Rodovia – PER é o documento que especifica as condições para a execução do Contrato de Concessão da Rodovia, caracterizando todos os serviços a serem disponibilizados e operados, bem como a execução das obras previstas, pela Way-306, ao longo dos 30 (trinta) anos do prazo da Concessão. Documentos esses que são públicos e estão disponíveis no site https://www.epe.segov.ms.gov.br/8350-2/.

A Way-306 esclarece ainda que:

  1. Da Época das Águas – Volume de Chuva Mensal – Chuvas Atípicas em 2023

É de conhecimento geral que a época das águas na Região do Bolsão, em que se situa o Sistema Rodoviário Way, inicia-se em outubro, e finda-se em meados de março.

Essa conclusão tem como base o levantamento diário e mensal feito pela Fundação Chapadão, no período de 2017 a 2023, através do que se conclui que no ano chove em média 1760 mm:

Da análise dos dados obtidos junto à Fundação Chapadão, verificou-se que no mês de Janeiro/2023 o volume de chuvas em milímetros foi de 498,7mm, o que representa 37% do volume anual do ano de 2022.

Nota-se que a média para o mês de janeiro, nos últimos seis anos, é de 262mm. E, assim, o mês de janeiro/2023 está 90,34% acima.

Ao compararmos os meses de janeiro, desde 2017, temos a demonstração do aumento excessivo das chuvas no ano de 2023:

E, ainda, no mês de fevereiro de 2023 as chuvas permaneceram intensas, sendo que em referido mês o total de chuvas perfez a quantia de 501,9mm.

Tal como ocorreu com o mês de janeiro, nota-se que a média para o mês de fevereiro, nos últimos seis anos, é de 304mm. E, assim, o mês de fevereiro/2023 está 64,83% acima.

E, ainda, no mês de março de 2023 as chuvas permaneceram intensas, sendo que em referido mês o total de chuvas perfez a quantia de 281,9mm, com chuva durante 20 dias.

Já no mês de março/2023 nota-se que a média para referido mês, nos últimos seis anos, é de 245,72mm. E, assim, o mês de março/2023 está 17,17% acima.

  1. Trabalhos Emergenciais – Tapa Buraco e Fresa e Recomposição

Apesar do volume excessivo de chuvas, a Way-306 tem atuado de modo constante e ininterruptamente para manter a segurança e conforto do usuário, sendo que no período mais crítico das chuvas (janeiro a março) foram aplicadas 890,69 toneladas de massa asfáltica na operação tapa buraco.

Os serviços de fresa e recomposição que não foram interrompidos, mesmo não sendo usual a sua realização no período de chuvas, foram feitos 32.000 m² de pista e 4.516,26 toneladas de massa asfáltica, sempre prezando pela segurança e conforto do usuário e imagem do Programa de Concessões de Rodovias do Estado.

Em vista da situação acima descrita, a Way-306 se vê diante de atuação emergencial.

O volume excessivo de chuvas prejudica o pavimento com a abertura de buracos e escorregamentos no pavimento, principalmente nos trechos em que ainda não foram implantados os acostamentos e que ainda serão restaurados de forma definitiva dentro do primeiro ciclo até o quinto ano de concessão, correspondente a 2025.

Importante ressaltar que a Way-306 sempre atua prezando pela segurança e conforto do usuário e fluidez do tráfego, e com esse embasamento, optou pela antecipação das obras de implantação dos acostamentos, justamente pelo conhecimento da época das águas na região.

Entretanto, nesse último trimestre do ano da concessão, que se finda em 22 de abril de 2023, a Way-306 vem trabalhando com emergências para reparar os buracos que se abrem em decorrência das chuvas excessivas na região, fora de qualquer histórico, como se comprova o levantamento dos últimos seis anos.

Necessário expor, ainda, que no mês de fevereiro de 2020 o volume de chuvas foi de 693mm, que coincidiu com a data de assunção da Rodovia MS-306 pela Way-306, sendo que a situação encontrada à época era deplorável e foi regularizada.

  1. Da Reparação Profunda do Pavimento

A Way-306, executará a reciclagem do pavimento nos anos 4 e 5 pois, após 3 anos de experiência com a rodovia foi possível tomar a decisão acertada dos pontos que precisam de reciclagem, que por sua vez (i) coincidem com os pontos problemáticos, conforme projeto do pavimento, quais sejam, km 17 a 36 (Costa Rica), km 74 ao 85 (Costa Rica), km 99 ao 102 (Chapadão do Sul), km 122 ao 126 (Chapadão do Sul), km 188 ao 192 (Cassilândia); e (ii) ante o volume de acostamentos já implantados.

Importante ressaltar que, o prazo contratual para a fase de recuperação do pavimento e principais obras de ampliação, compreende os 5 primeiros anos da Concessão.

É necessária uma intervenção robusta por dois principais fatores:

  • Continuidade das chuvas intensas;
  • Outro fator relevante a considerar é a ausência de acostamento nestes segmentos críticos que dificulta a operação e a manutenção da segurança dos usuários da rodovia.

A chuva impede a realização dos reparos conforme supra exposto e a ausência do acostamento torna inviável a realização da recuperação profunda, pois esta intervenção  necessita de  maior tempo de bloqueio do tráfego e, como não há acostamento, é necessária a realização de pare e siga 24 horas.

Ocorre que a realização de pare e siga 24 horas por si só já é prejudicial ao usuário da Rodovia, pois coloca em risco sua segurança e conforto, pois no período noturno é usual que os motoristas estejam desatentos ante o cansaço. O fechamento de uma pista simples com operação de PARE E SIGA aumenta o risco dos usuários não sendo recomendado neste momento de chuvas intensas.

No caso do Sistema Rodoviário da MS-306 a segurança tem o agravante do tipo do tráfego que é composto por 70% de veículos comerciais.

Importante ressaltar que a Rodovia MS-306 passou por processo de impermeabilização nos três primeiros anos, afim de confirmar os pontos onde se faz necessário as intervenções mais profundas.

  1. Das Obras já realizadas e as que serão realizadas no Ano 4

Veja abaixo os locais da MS-306 onde foram implantados acostamentos no Ano 2 e Ano 3:

Ano 2

Acostamentos realizados 2021/2022:

Acostamentos

REALIZADO

Norte

160+000

166+800

6.800

Norte

175+800

181+500

5.700

Norte

182+000

184+100

2.100

Norte

184+780

187+000

2.220

Norte

196+000

200+000

4.000

Sul

160+000

166+800

6.800

Sul

175+800

181+500

5.700

Sul

182+000

184+100

2.100

Sul

184+780

187+000

2.220

Sul

195+000

200+000

5.000

TOTAL km

42,640

Ano 3

Acostamentos realizados 2022/2023:

Acostamentos

REALIZADO

Norte

25+360

33+880

6.700

Norte

40+680

41+500

820

Sul

40+700

41+500

800

Norte

42+340

46+640

4.300

Sul

42+340

46+640

4.300

Norte

56+320

62+000

5.680

Sul

54+700

62+000

7.300

Norte

63+860

68+700

4.840

Sul

63+860

68+700

4.840

Norte

70+600

73+820

3.220

Sul

70+600

73+820

3.220

Norte

108+150

115+040

5.690

Sul

108+140

115+020

6.280

Norte

137+500

140+420

2.920

Sul

137+520

140+420

2.900

Norte

147+300

151+300

4.000

Sul

147+300

151+300

4.000

Sul

154+500

157+960

3.460

Norte

154+500

155+580

1.080

Norte

158+450

160+000

1.550

Norte

181+680

181+860

180

Sul

181+400

181+800

400

TOTAL km

78,480

E no Ano 4, que se inicia em 22 de abril de 2023, serão realizadas as seguintes obras no trecho da MS-306 sob concessão:

(i)               Acostamentos:

Acostamentos a executar em 2023/2024:

Acostamentos

EXECUTAR

Norte

18+240

24+660

6.420

Sul

18+240

24+660

6.420

Sul

25+360

33+880

8.520

Norte

34+890

36+475

1.585

Norte

37+095

37+645

550

Norte

37+700

40+000

2.300

Sul

37+700

40+000

2.300

Sul

48+235

49+930

1.695

Norte

50+910

54+635

3.725

Norte

125+000

131+671

6.671

Sul

125+000

131+671

6.671

Norte

131+961

132+700

739

Sul

131+961

132+700

739

Norte

133+150

133+350

200

Sul

133+150

133+350

200

Norte

133+700

134+700

1.000

Sul

133+700

133+900

200

Norte

140+000

143+675

3.675

Sul

140+000

143+675

3.675

Sul

144+350

145+800

1.450

Norte

151+300

154+500

3.200

Sul

151+300

154+500

3.200

Norte

173+140

175+800

2.660

Sul

170+220

175+600

5.380

Norte

200+000

201+343

1.343

Norte

202+483

203+022

539

Norte

203+303

205+675

2.372

Norte

206+325

209+283

2.958

Norte

210+483

211+600

1.117

Norte

211+883

215+730

3.847

Norte

216+195

217+000

805

Sul

200+000

208+213

8.213

Sul

208+940

213+388

4.448

Sul

213+973

217+000

3.027

TOTAL km

101,844

(ii)              Terceiras Faixas:

Tabela Descrição gerada automaticamente

(iii)            Dispositivos a executar em 2023:

  1. Dispositivo de Entroncamento BR-359 – Km 17,575 ao 18,225
  2. Dispositivo de Retorno Km 24,675 ao 25,325
  3. Dispositivo de Entroncamento GO-206 – Km 33,875 ao 34,525
  4. Dispositivo de Entroncamento MS-316 – Km 41,58 ao 42,23
  5. Dispositivo de Entroncamento BAÚS – Km 51,275 ao 51,925
  6. Dispositivo de Entroncamento BR 060 – Km 114,975 ao 115,625 – CONTORNO CHAPADÃO DO SUL
  7. Dispositivo de Entroncamento – Km 122 – CONTORNO CHAPADÃO DO SUL
  8. Dispositivo de Entroncamento – BR – 060 ao CONTORNO CHAPADÃO DO SUL

(iv)            Correção Curva crítica a executar em 2023(Costa Rica):

Execução das Obras para Correção de Traçado – Curva Crítica km 34,482 ao 36,620

(v)              Implantação do Contorno de Chapadão do Sul e com o início da sua operação, o perímetro urbano de Chapadão do Sul será remodelado pela Prefeitura Municipal e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul;

  1. Dispositivo de Retorno km 107+675 ao 108+325 (Trevo da Rumo)

No que se refere ao dispositivo de retorno do km 107+675 ao 108+325 e, em prol da segurança viária, do conforto dos usuários e da fluidez do tráfego, está prevista no PER, para o Ano 5 da Concessão, ou seja, até 22 de abril de 2025, a execução de obras de melhoria operacional no local, com a substituição da rotatória simples para a implantação de retorno em nível (rotatória alongada).

Vale ressaltar que a Way-306 segue em 100% de adimplência em seu Contrato de Concessão, o que pode ser apurado junto à Agência Reguladora responsável pela fiscalização do cumprimento do escopo, parâmetros técnicos e de desempenho previstos no PER.

               Por fim, a Way-306 informa que na data atual não há buracos e as patologias de escorregamento serão todas saneadas até o final do Ano 5 (22 de abril de 2025), conforme relatado acima.

               A Way-306 se coloca à disposição para prestar os esclarecimentos necessários.

Way-306 – Concessionária da Rodovia MS-306

           

Comunicação Way-306 e Way-112 | Tel: 67 3562-7650 | Cel.: 67 99677-5634

Av. Dois, 1947 | Centro | Chapadão do Sul-MS | CEP 79560-000

www.way306.com.br

Deixe seu comentário:

Menu

Peça sua música

Pedido de Música

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Clique aqui e faça o seu Pedido de Música

Mural de Recados

Microondas PANASONIC
quarta-feira, set 18. 2024 12:14 PM
Eu sou o microondas mais forte, me comprem!
Gilson Marques machado
sábado, set 21. 2024 1:57 PM
Olá boa tarde! Alguem da rádio me bloqueou por engano, alguém aí pode me desbloquear? Meu número 981343570 zap Gilson machado
Gilson Marques machado
sábado, set 21. 2024 1:59 PM
Desbloquear meu número 981343570

1 · 2 · 3 · 4 · 5 · »
Deixe seu recado

Para deixar seu recado preencha os campos abaixo:

Para:  
E-mail não será publicado
(mas é usado para o avatar)

Curta no social